Pauta da reunião

8ª Assembleia MENSAL DO GRUPO ESCOLASRIO:

Data: 21 de novembro de 2019 (quinta-feira)
Local: Colégio Andrews
Rua Visconde Silva, 161 - Humaitá

1. Acolhida

2. Aprovação da Ata da 7ª Assembleia de 2019

3. Informe

- Calendário 2020
- Importância das escolas filiadas atualizarem os contatos de seus representantes

4. 9ª Assembleia - Colégio São Vicente de Paulo

- Avaliação do ano
- Confraternização

5. Confraternização

6. Palestra: "Comer e Aprender"

Sinopse: Em resposta à mudança de ambiente no que tange à alimentação nas escolas, trabalhar com docentes para atuar transversalmente nesse campo passa a ser um desafio. Considerando que muitos temas precisam ser discutidos – quer por atendimento a legislação (Lei 13.666/2018), quer por proposta pedagógica voluntária e autoral de cada escola – a ideia do nosso encontro é iniciar, em cocriação com o Grupo EscolasRio, o desenho de um sistema de iniciativas com essa finalidade a partir de experiências por nós trazidas.

Palestrante(s):

André de Botton
Designer formado pela PUC-Rio e pós-graduado pela New York School of Visual Arts. Há 30 anos atua profissionalmente nos segmentos de alimentação fora do lar, saúde e educação. Foi professor da graduação na PUC-Rio e conselheiro do Eliezer Max por 12 anos.
Coordena projetos que cruzam Leitura, Ludicidade e Tecnologia em LABs pelo Rio de Janeiro. Em 2015, escreveu o livro "Minha primeira coleção – A arte de colecionar arte," - livro de Arte Contemporânea para crianças. Produziu o conteúdo do material didático de Escrita Criativa, Design Thinking e Literatura para o Edify (Cultura Inglesa). Seu novo projeto é o POP-UP Kids, um podcast voltado para crianças. Está desenvolvendo livros interativos e jogos que articulam literatura e ludicidade pela Estrela. O primeiro é o “Vai, Lobo!”, que já está nas livrarias e foi o mais vendido na Bienal do Rio. Na Bienal do Livro de 2019 é a curadora do Espaço Infantil e do Fórum de Educação. É professora da Casa do Saber e tem no Humaitá um espaço voltado para educadores.

Roberto Meireles
Engenheiro naval formado pela UFRJ, pós-graduado em Administração pelo Coppead UFRJ e Mestre em Educação pela PUC-Rio. Foi gestor de ensino superior privado entre 1990 e 2004. Tem atuado como professor e palestrante há 27 anos e hoje é empresário da área de Educação.

Veja as reuniões anteriores