Dicas
Sugestão de Livros
Título | Autor | Editora | Sinopse |
---|---|---|---|
A Civilização do Espetáculo - Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura | Mario Vargas Llosa | Objetiva Ltda | Em "A Civilização do Espetáculo", o escritor diz que no passado a cultura era uma espécie de consciência que impedia que virássemos as costas para a realidade. Hoje, lamenta Llosa, a cultura atua como mero mecanismo de distração e entretenimento. Para ele, "a ideia ingênua de que, através da educação, se pode transmitir cultura à totalidade da sociedade, está destruindo a 'alta cultura', pois a única maneira de conseguirmos essa democratização universal da cultura é empobrecendo-a, tornando-a cada dia mais superficial". |
Os Filhos, dos filhos de nossos filhos | Josus Muñoz e David Turner | Plexus | Os autores, homens que trabalham com propaganda e marketing, escrevem sobre a mídia na Internet e fazem uma reflexão sociológica da humanidade após o advento da informática. A Internet já mudou hábitos, levando-nos a mudar de comportamento no mundo dos negócios, nossa visão de mundo, da sociedade e do mercado. A educação não pode ignorá-la. |
Educação pelo a argumento | Gustavo Bernardo | Rocco | Proposta de reformulação nos critérios de ensino e avaliação dos alunos O autor propõe um ensino cujo objetivo central seria o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos. |
Os professores em tempos de mudanças | Andy Hargreaves | Mc Graw-Hill | Produção decorrente de suas pesquisas realizadas com professores de todo o mundo e de todos os níveis de ensino. Hargreaves alerta que é hora de as regras do ensino e do trabalho dos professores mudarem. Hargreaves constata e demonstra, o porquê essa mudança se faz necessária. Destina-se aos professores, gestores educacioanis e bem como àqueles que desejam compreender melhor o ensino na época pós-moderna. |
Avaliação. Da excelência à regulação das aprendizagens - entre as duas lógicas | Philippe Perrenoud | Artmed | Esta obra mostra a complexidade do problema da avaliação, e de seus antagonismos.mostra a complexidade do problema da avaliação, o qual se deve à diversidade das lógicas em questão, a seus antagonismos, ao fato de que a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo e, constantemente, na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades. Os diversos capítulos podem ser lidos independentemente uns dos outros. |
Dez novas competências para ensinar | Philippe Perrenoud | Artmed | Aborda as práticas inovadoras e as consequentes competências emergentes, que vão contribuir para o sucesso escolar através do estímulo à pesquisa e a ênfase à prática reflexiva por parte do aluno. |
Os Conteudos na Reforma : Ensino e Aprendizagem de Conceitos Procedimentos e Atitudes - Cesar Coll | Cesar Coll | Artmed | Cuidados a serem tomados na escolha de conhecimentos que se ensinam e aprendem na escola, de forma que sejam pautados em critérios de atualização cultural para que a dicotomia entre o acadêmico e o senso comum, ou entre o texto literário e o informativo, não apresentem tantas lacunas durante o processo da organização dos conhecimentos. |
Avaliação: Mito e Desafio:uma perspectiva construtivista | Jussara Hoffmann | Mediação | Trata do avaliação do desempenho do aluno, dando uma visão crítica à prática de controle e classificação da avaliação. Apresenta alguns estudos de casos. |
Avaliar para promover | Jussara Hoffmann | Mediação | Apresenta cinco princípios essenciais na avaliação, para que ocorrra uma efetiva promoção da aprendizagem, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. A autora aborda questões sempre polêmicas como: a análise de tarefas avaliativas, o papel dos professores como mediadores em vários momentos de sala de aula, estudos de recuperação, elaboração de testes, os registros de avaliação, dentre outros. |
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. | Paulo Freire | Paz e Terra | Leva à compreensão de que "ensinar" vai muito além do ato de transmitir conhecimento. Destaca que a reflexão crítica (teoria) e a prática deve estar presente em todos os momentos da ação docente, visando a autonomia pessoal do aluno, pois, é através dela que se conseguirá construir uma sociedade democrática que respeite a todos. |
Pedagogia do Sucesso | João Batista Araujo e Oliveira | Instituto Ayrton Senna | Programa de Aceleração da Aprendizagem, implementado pelo Programa Acelera, realizado pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com empresas, estados e municípios que mostra saídas para os baixos níveis de aprendizagem revelados pelo Pisa. |
O que é esse tal de Estatuto? - O novo direito da criança e do jovem | Luiz Lobo | Instituto Ayrton Senna | Traz uma análise passo a passo dos 267 artigos do ECA, o que mudou, dicas do que o comunicador pode fazer pela criança e principais críticas ao Estatuto. Texto claro e objetivo para qualquer leitor interessado no tema. |
Aprender com Jogos e Situações-Problema | Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty e Norimar Christe Passos | Art Med | Jogos e situações-problema podem ser recursos úteis para uma aprendizagem diferenciada e significativa. Para jogar e enfrentar situações-problema as crianças precisam ser ativas, envolvidas nas tarefas e desenvolverem relações com pessoas e objetos de forma cooperativa e responsável. As regras regulam por convenções que, por sua vez, organizam a convivência. |
Geografia - Práticas pedagógicas para o ensino médio | Nelson Rego, Antonio Carlos Castrogiovanni, Nestor André Kaercher (Org.) | Art Med | Apresenta reflexões teóricas acerca do ensino de geografia aliadas a práticas relacionadas às mais variadas áreas do conhecimento nesse campo. Trata-se de uma contribuição única para se repensar e refazer o ensino de geografia em nosso país. |
Coleção - Práticas pedagógicas para o ensino médio | Diversos | Art Med | Apresenta propostas para renovação dos métodos de ensino, de forma a interessar aos jovens e realmente ajudá-los em sua formação. A coleção Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio traz aos educadores recursos consistentes e de fácil aplicação para qualificação de seu cotidiano pedagógico. |
Crise de valores ou valores em crise? | Yves La Taille, Maria Suzana De Stefano Menin & Cols. | Art Med | A sociedade contemporânea brasileira estará passando por uma "crise de valores", no sentido de um mal-estar moral, ou estará ela vivendo período de transição, durante o qual há "valores em crise", valores em transformação? Eis a pergunta que um grupo de especialistas em Psicologia Moral procura responder. |
Ensino Eficaz de Matemática | Rosamund Sutherland | Art Med | Explora os fatores que influenciam o aprendizado da matemática nos jovens. Ele se vale de uma abordagem holística, de orientação sociocultural para mostrar como todos os jovens podem ser encorajados a aprender e se envolver com a matemática. |
Um choque de esperança - cuidado frágil | Maria Cecília Almeida e Silva, Martha Bonardi, , Jana M. da Cunha, Thelma Polon, Fernanda T.Costa, , Regina C. S Cortez, Verena S.Kadlec, Cesar Ibrahim | Pró-Saber | Pesquisa do mundo da adolescência para além das classes, dos bairros, das escolas e das famílias. Existe a queixa de que o adolescente não ouve o que lhe é ensinado, mas estará ele sendo ouvido? Não respeita, mas estará ele sendo respeitado? A beleza do resultado da pesquisa sobre o pensamento do adolescente está na descoberta de que ele quer a sinceridade, honestidade, transparência, gratuidade, fidelidade. |
Educação pelo argumento | Gustavo Bernardo | Rocco | Como lidar com alunos que plagiam trabalhos da internet? E o que fazer com vestibulandos que seguem à risca as apostilas e não conseguem aplicar o conhecimento? argumentação. Gustavo Bernardo é um crítico do sistema de ensino. Ele propõe a interdisciplinaridade, como uma das armas para desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos. |
Projeto Spectrum: Utilizando as Competências das Crianças - 3 volumes | Gardner e cols. | Art Med | Nestes três volumes, os autores trazem as teorias de Gardner e Feldman para a sala de aula por meio de um projeto curricular inovador. O Projeto Spectrum oferece uma abordagem alternativa à avaliação e ao desenvolvimento de currículos para educação infantil e os primeiros anos da educação fundamental, enfatizando a observação cuidadosa, identificando as áreas de competência das crianças e usando-as como base para um programa educacional individualizado. |
Investigações Cognitivas - Conceitos, Linguagem e Cultura | Kohl de Oliveira, Marta | Art Med | O trabalho iniciado no interior da proposta da ciência cognitiva e centrado na questão dos conceitos incorpora neste livro tópicos de epistemologia e de psicologia histórico-cultural e alarga suas preocupações no sentido de abarcar a questão da identidade das estruturas narrativas do conhecimento. |
Inteligência Plena - Ensinando e incentivando a aprendizagem e a realização dos alunos | Robert J. Sternberg & Elena L. Grigorenko | Art Med | Oferece os instrumentos necessários para o trabalho em sala de aula de maneira a estimular individualmente a inteligência das crianças. |
Crianças com Dificuldades de Aprendizagem - Uma abordagem cognitiva | Dockrell, Julie; McShane, John | Art Med | Apresenta um panorama das dificuldades de aprendizagem, unindo teoria e prática. Eles argumentam que, para se avaliar os problemas da criança e montar um programa de intervenção bem-sucedido, é imprescindível a compreensão do sistema cognitivo. |
Cinco Mentes para o Futuro | Howard Gardner | Art Med | Vivemos em um tempo de grandes mudanças, que envolvem uma rápida globalização, quantidades crescentes de informações, a hegemonia crescente da ciência e da tecnologia e um choque de civilizações. Essas mudanças exigem novas maneiras de pensar e aprender na escola, nos negócios e nas profissões. Neste livro são definidas as habilidades cognitivas que terão valor nos anos que virão: a mente disciplinada, a mente sintetizadora, a mente criadora, a mente respeitosa e a mente ética. |
As melhores escolas - A prática educacional orientada pelo desenvolvimento humano | Thomas Armstrong | Art Med | O autor motiva os educadores a deixar para trás definições estreitas da aprendizagem e a retornar aos grandes pensadores - Montessori, Piaget, Freud, Steiner, Erikson, Dewey, Elkind, Gardner - e à abordagem do desenvolvimento humano e da integralidade da criança. Destaca exemplos de programas de ensino que respeitam as diferenças entre os alunos, usando práticas adequadas ao desenvolvimento e promovendo uma abordagem humana na educação. |
A Solução de Problemas - Aprender a resolver, resolver para aprender | Juan Ignacio Pozo; María del P.P.Echeverría; Jesús D.Castillo; Miguel A.G.Crespo; Yolanda P. Angón | Art Med | Ensinar a resolver problemas em cada uma das áreas significa enfatizar o ensino dos procedimentos e o papel fundamental do professor no incentivo da criação de estratégias de solução de problemas por parte dos alunos. |